Não convidem para sentar em uma mesma mesa os vereadores de Biguaçu junto com os secretários municipais. As críticas contra as atitudes e ações dos secretários por parte dos edis têm aumentado a cada sessão, ficando bem claro a guerra declarada entre eles, e quem perde é a população de Biguaçu e a candidatura do prefeito a deputado estadual.
Vereador Sandro de Três Riachos faz duras críticas aos secretários municipais que não atendem às solicitações e indicações suas e de seus pares.
A legislatura da Câmara de Vereadores de 2016 a 2020 aprovou uma lei que proibia vereadores de assumir o cargo de secretários. Para grande parte da população, esta lei foi a mais importante aprovada nos últimos 100 anos em nosso município. Porque, segundo a população, eles votam nos candidatos para serem vereadores e não para ocuparem secretarias no executivo.
Porém, os vereadores atuais que exerceram mandatos na última legislatura de 2020 a 2024 revogaram esta importante lei sem consultar a população, só para servir os seus interesses pessoais e políticos. E dessa maneira, alguns vereadores assumiram secretarias e criaram a teoria “farinha pouca, meu pirão primeiro” e impulsionaram a narrativa de que os secretários deveriam priorizar as indicações e pedidos dos vereadores em vez das solicitações da população em geral.
Vereador Maneca do Bom Viver afirma que os secretários municipais são iguais às cobras, só deixam rastros por onde passam e se acham acima dos vereadores, não atendendo às indicações e solicitações dos nobres edis.